5 Estratégias de E-mail Marketing Automatizado Essenciais para E-Commerce

A maioria dos compradores de e-commerce é autoguiada; eles sabem o que querem e tomam a iniciativa de encontrar uma marca que o forneça. No entanto, sempre há oportunidades para enriquecer o engajamento do cliente e melhorar a experiência de compra para seus prospects. A automação de e-mails para e-commerce é uma ótima ferramenta para alcançar esse objetivo.

Com fluxos de trabalho de e-mail automatizados, você pode colocar seus processos de marketing por e-mail no piloto automático. Esses fluxos de e-mail podem ajudá-lo a manter contato com os clientes quando eles estão mais receptivos e a reconstruir o engajamento se eles se afastaram. Continue lendo para descobrir cinco fluxos de trabalho de e-mail automatizados que todo negócio de e-commerce deve ter.

  1. Série de E-mails de Boas-Vindas Quando um cliente interage pela primeira vez com sua marca, certifique-se de se conectar com ele por e-mail. É uma boa ideia implementar uma série de boas-vindas automatizada apresentando os clientes à sua marca, agradecendo-os por se juntarem à sua lista de e-mails e informando-os sobre futuras atualizações.

Embora um simples e-mail de boas-vindas possa parecer insignificante, ele pode ter resultados excepcionais. Em média, os e-mails de boas-vindas têm 4 vezes mais taxas de abertura do que outros tipos de e-mails, juntamente com uma taxa de cliques de 29,6% (Get Response).

As séries de boas-vindas podem ser divididas em vários e-mails entregues ao longo de alguns dias, sendo que cada um deles reintegra o cliente como um novo membro de sua comunidade e sugere mais recursos para eles explorarem.

  1. Lembretes de Carrinho Abandonado E-mails de lembrete de carrinho abandonado são uma das melhores maneiras de salvar vendas quando os compradores se distraem. É importante lembrar que só porque um cliente não conclui o processo de checkout não significa necessariamente que eles desistiram de sua marca. Eles simplesmente podem ter clicado para fora da página, mudado de abas ou queriam comparar várias opções antes de fazer uma compra. Às vezes, tudo o que os clientes precisam é de um lembrete rápido para concluir o checkout.

Seja amigável — não insistente — ao perguntar aos clientes se eles gostariam de retornar aos itens em seu carrinho. Forneça um CTA e um link de volta ao processo de checkout para que os clientes possam continuar facilmente de onde pararam.

O tempo dos e-mails de carrinho abandonado é também muito importante. O primeiro lembrete automatizado deve ser enviado cerca de uma hora após o abandono do carrinho, pois isso mostrou ter as taxas de conversão mais altas. Enviar um lembrete muito cedo pode fazer com que você entre em contato desnecessariamente com clientes que planejavam retornar ao carrinho de qualquer maneira. Enviá-lo muito tarde pode significar que você os alcança depois que eles já compraram de um concorrente.

Por fim, a maioria dos carrinhos é abandonada em dispositivos móveis, então certifique-se de otimizar seus e-mails de lembrete — e todos os seus e-mails de marketing — para visualização móvel.

  1. Confirmação Pós-Compra e Atualizações de Pedido Quando um cliente faz uma compra, é uma boa ideia enviar uma série de confirmação de pedido automatizada, começando com um recibo e um grande obrigado.

A partir daí, mantenha o engajamento e notifique o cliente com atualizações regulares do pedido. Avise-os de que você está trabalhando no pedido, notifique-os quando seus itens forem enviados e forneça um número de rastreamento com uma data de entrega estimada. A maioria das marcas de e-commerce faz isso, então os clientes estarão esperando quando fizerem uma compra.

  1. Campanhas de Reengajamento Se os clientes que anteriormente interagiram com sua marca desapareceram por um tempo, tente enviar uma campanha de reengajamento. Esses e-mails podem ser lembretes amigáveis de ofertas, novos produtos ou atualizações sobre itens da lista de desejos/carrinho que poderiam reacender o interesse de um cliente. Os e-mails de reengajamento devem fornecer links fáceis para mergulhar novamente na experiência de compra.

Lembre-se de personalizar esses e-mails para que os clientes saibam que são valorizados individualmente e não apenas mais um endereço de e-mail em sua lista. Você pode até oferecer vantagens exclusivas ou descontos para que os compradores se sintam incentivados a reconsiderar. Apenas tenha cuidado para não parecer insistente, rude ou desesperado — isso tende a afastar ainda mais os clientes.

  1. Pesquisas de Feedback do Cliente O feedback do cliente é extremamente valioso para continuar otimizando suas estratégias de marketing e CX. Para coletar essas informações, vale a pena enviar e-mails automatizados incentivando os clientes a preencher uma pesquisa. Você pode incentivar essa ação oferecendo ofertas e descontos em vários itens.

Conecte-se com seus clientes por meio da automação de e-mails para e-commerce O e-mail marketing é uma maneira poderosa de se envolver com seus clientes, e usar fluxos de trabalho automatizados torna muito mais fácil manter a consistência em suas comunicações. Basta configurar a automação e deixá-la fazer o seu trabalho (enquanto continua monitorando, otimizando e coletando dados conforme você avança).

Na Potto Aceleradora, nossos especialistas em marketing podem ajudar sua marca de e-commerce com tudo, desde fluxos de trabalho de e-mail até campanhas de mídia paga — e muito mais! Entre em contato conosco hoje mesmo para aprender como capacitar sua marca com automação de e-mail.

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